sexta-feira, 14 de março de 2008

O Dia da Tranferência _ 27 Fevereiro de 2008

Acordei muito bem-disposta, a cantarolar a Pedra Filosofal – António Gedeão e a recitar o poema Pelo sonho é que vamos – Sebastião da gama.

Fui tranquila e muito calma.

Como tinha que ter a bexiga cheia bebi 1l de água pelo caminho. Quando lá chegamos já tinha vontade de ir a casa de banho, mas tinha que me aguentar pois ainda faltava meia-hora para a minha consulta.

A Srª M (secretaria) chamou-me para que lhe desse a guia de tratamento, passou umas receitas dos medicamentos que estavam prestes a terminar, o exame para fazer o teste de gravidez e a justificação de presença para o meu marido. Enquanto fazia isto íamos conversando animadamente e ela fazia-me rir, mas eu não podia rir…a minha bexiga estava a rebentar pelas costuras!...

A enfermeira veio buscar-me e o que me tinha dito no dia da punção repetiu. Retirar a roupa da cintura para baixo vestir a bata e calçar os chinelos.
Desta vez o meu marido entrou comigo e teve que calçar uma protecção por cima dos sapatos para poder entrar comigo para a sala onde se iria realizar a transferência. Foi-nos recomendado que esperássemos que viria alguém falar connosco.

Passados uns 15 minutos vem a Dr.ª J., que ao olhar para mim diz:
_ Você está com uma cara assustada!?
Eu respondi: _ Não! Eu estou, é muito aflita para ir á casa-de-banho…
Ela contínua: _ Então vá lá fazer um pouquinho…não há necessidade de estar a sofrer… o Dr. M. (ainda não tinha ouvido falar deste médico) também está a chegar.

Depois de eu ter ido á casa de banho, a Doutora começou a falar sobre o que a tinha feito ir ao quarto.
_ Ora bem, diz ela, vamos transferir só um embrião. Este é o que está com muito boa qualidade. É para isto que serve também este 5º dia, para seleccionar o melhor dos melhores. O outro embrião está com uma qualidade razoável ou um pouco abaixo do razoável.
Além do mais, nós, cada vez mais, estamos a apostar em transferir só um embrião, devido á idade. Quanto mais jovem é a mulher mais probabilidades tem de engravidar e por isso não há necessidade de correr o risco de uma gravidez gemelar.
Você é muito jovem e tem muitas probabilidades.
Nós ouvíamo-la com tanta atenção, que estas últimas palavras para mim foram divinas. Reconfortantes e muita calmantes.
Continuou a recomendar-me repouso relativo, não seria necessário passar o dia na cama, mas nada de esforços, aspirar a casa, nem caminhadas e nestes próximos dias também não devia andar de carro. Tomar a medicação é fundamental.

Chegou a hora de ir para a sala para fazer a transferência.
Estava calma, mas um pouco tensa e procurava relaxar. Até eu estava admirada comigo mesma por estar tão calma. O meu marido é que estava muito nervoso.

Para minha admiração entra o Dr. C. (o medico que nos acompanhou durante o tratamento)… (então a Dr.ª Joaquina não tinha falado num tal Dr. M.!? Eu não sei quem é, por isso fiquei muito contente quando vi o Dr. C.!) Este médico transmite-me confiança!

O ambiente na sala estava muito bom, animado. Foi um processo rápido e completamente indolor.

Fiquei a repousar cerca de 30 minutos, depois fui finalmente á casa de banho…Ufa! Que alivio!

Entretanto, a senhora enfermeira diz que temos que esperar mais um pouco, porque o Dr. Alberto Barros vinha falar connosco.
Veio ele e o Dr. J. desejar-nos boa sorte e felicidades.

Rumamos a casa. Assim que cheguei deitei-me, não quero facilitar.

Daqui a 2 semanas vou fazer o β Hcg, teste de gravidez.
Estou muito confiante. Vai tudo correr bem com a graça e ajuda de Deus.

Sem comentários: